quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Diversidade Linguística



Algumas características mudam de uma região para outra. Com isso, surgem variedades linguísticas que podem ser influenciadas por fatores econômicos, sociais, culturais, políticos e ideológicos. Variações como dialetos, idioletos e socioletos podem ser distinguidos não apenas por seu vocabulário, mas também por diferenças na fonologia, na gramática e na versificação.
Resumidamente, podemos identificar alguns fatores que contribuem para essa variação linguística:
Variação Geográfica: se refere às diferentes formas de pronúncia, vocabulário e estrutura sintática entre as regiões.
Variação Social: aqui são agrupados alguns fatores que determinam essa variação como, o meio social em que vive a pessoa, seu grau de educação, sua idade e seu gênero. É importante salientar que essa variação não compromete a compreensão entre os indivíduos.
Variação Estilística: um mesmo indivíduo utiliza a variação estilística de acordo com as diferentes circunstâncias de comunicação. Pode ser utilizada a linguagem informal nas conversações imediatas do cotidiano e a linguagem formal, utilizada em conversações que não são do dia-a-dia e cujo conteúdo é mais complexo e elaborado. Os dois estilos ocorrem tanto na linguagem escrita quanto na falada!

É importante salientar que as diferentes modalidades de variação linguística não existem isoladamente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário