sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Linguística

A linguística é a ciência que se dedica ao estudo objetivo da linguagem humana e, portanto, procura investigar a organização e o funcionamento das várias línguas existentes nas sociedades para estabelecer relações entre elas.
No estudo da linguística, além da distinção entre a língua e a fala, há também uma oposição entre a diacronia e a sincronia. Enquanto que a diacronia analisa a língua a partir de sua evolução ao longo do tempo, a sincronia estipula um determinado momento para explicar o funcionamento  desta mesma língua, e é a partir deste estudo sincrônico da língua que podemos estabelecer a existência de variações, como é o caso da língua escrita e da língua falada.
Enquanto que a língua falada é espontânea e faz uso de expressões, entonação e mímicas, a língua escrita faz parte de um sistema mais disciplinado e rígido, que obedece à leis gramaticais e não tem para si a significação paralela entre palavras e gestos. Um ponto também importante na linguagem falada é o uso de gírias, de regionalismos e de dialetos, que em textos são mais complicados para serem utilizados, devido justamente à falta de expressão corporal passada pelo emissor da informação.

Mas a diferença fundamental entre estes dois tipos de linguagem é a emoção e a singularidade com que o transmissor consegue passar uma mensagem para o receptor, quando faz uso da língua falada. Em um texto, uma mensagem perde sua unicidade, pois o leitor toma para si a ideia a que o texto pertence.

Nenhum comentário:

Postar um comentário